Você acredita que é possível decorar gastando menos? E ainda consumindo com consciência? Claro que sim! Algumas pessoas me perguntam como e eu vou passar aqui algumas técnicas que eu uso nos projetos e consultorias. Direto ao ponto, a minha dica mais preciosa é: reuse resignificando os objetos, que vamos falar mais a frente no texto.
Geralmente os clientes da consultoria buscam soluções mais práticas, rápidas e baratas e o nosso papel é encontrar juntos soluções que atendam a esses três critérios. As palavras de ordem são:
Reuse – Recrie – Recicle – Resignifique – Renove – Repense – Reduza – Redescubra
É o conceito de consumo consciente que pregamos também na decoração. Ser sustentável é isso, buscar alternativas que poupem os recursos naturais, reaproveitem materiais, recicle e descarte de forma correta. E dá para produzir uma decoração sustentável repensando os ambientes e comprando apenas o que é necessário. No mercado há muitos móveis e objetos produzidos seguindo esse conceito e o que não houver você pode produzir. Já pensou nisso? Você pode produzir sua própria estante, bancos e muito mais.
Há sempre alguns móveis e objetos em nossa casa que estão esquecidos ou meio sem graça e se a gente traz “um novo olhar” para eles podem resultar em peças incríveis e cheias de personalidade quando usadas de uma nova forma. Por isso que decoração e criatividade andam sempre juntas.
Quando algum cliente envia fotos para a consultoria online ou quando vou até eles, uma das primeiras coisas que eu procuro fazer é garimpar essas peças. Em seguida vem o planejamento da decoração e o passo seguinte é a execução, geralmente com o cliente colocando a mão na massa.
Criar você mesmo alguma peça é um maneira de economizar, deixando ainda a sua marca no ambiente. Eu sigo alguns blogs e canais DIY que tem dicas valiosas e muitas ideias de projetos “faça você mesmo”. Quando vou reproduzir costumo inovar em alguns e dar o meu toque pessoal. Poderia citar vários aqui, mas esses dois são meus preferidos (pelo jeito descomplicado que as meninas explicam):
Diycore (@diycore)
GavetaMix (@gavetamix)
Outras formas simples, rápidas e baratas que já falamos aqui antes é customizar os móveis, através de pintura ou adesivo. Dá para mudar a cor de uma peça e fazer ela virar destaque! Há tantas opções fáceis de aplicar, que até mesmo aquelas pessoas que não tem muito jeito conseguem. Vejam também esses posts e inspire-se: 5 às quintas – 5 Ideias para Customizar a Cômoda Antiguinha, Destaque na decoração: a parede lousa (como fazer), Uma lavanderia DeCor.
Além de customizar e produzir as próprias peças, no início do post eu falei de resignificar os objetos. Eu a-d-o-r-o dar novo uso às coisas. É uma bacia eu vira cuba de lavabo, um cesto que vira estante, uma xícara que vira vaso, entre outras ideias que sempre estamos garimpando ou produzindo e postando no Instagram e posts.
Para as paredes também vale a dica de mudar a cor, aplicar adesivos ou instalar um papel de parede que esteja alinhado com o estilo do restante do ambiente, porque não basta ser bonito não é?!
É claro que utilizando todas essas dicas sem uma harmonia corremos o risco de encher os ambientes ou deixar diversas coisas bacanas sem o devido destaque merecido. Porque decorar não é só trazer beleza. E o segredo está nas proporções e no equilíbrio. E se você não quer arriscar, vale contar com a assessoria de um profissional para aliar a beleza aos conceitos técnicos da área e juntos produzirem um décor que emocione e encante.
Decorar tem um sentido mais amplo e transformador, que é trabalhar com as emoções e com os sentidos.
Agora antes de finalizar com uma galeria de boas ideias garimpadas para esse post, quero lhe propor um desafio: envie para nós alguma peça ou cantinho da sua casa que decorou usando alguma das dicas acima e nós vamos postar. Ok?! Aguardo!
Até o próximo ♥