Você sabe a diferença entre organizar e arrumar? Parece a mesma coisa, mas não é. Esse é o assunto da nossa primeira entrevista, que vem abrir essa semana especial de aniversário do Inspira Casa.
Bianca Duarte é personal organizer e criadora da Tudo no Lugar, empresa de organização de ambientes, que oferece consultorias, suporte para mudanças e treinamento de funcionários. Bianca é super parceira do Inspira Casa e foi um prazer esse bate-papo. http://www.tudonolugarbh.com.br
IC – Quando você começou a desenvolver esse trabalho?
Bianca – Nasci em Botelhos no sul de Minas e há 15 anos moro em Belo Horizonte. Desde a infância sempre estive cercada por ambientes organizados, isso refletiu em minha maneira de ver e viver a vida. Na transição do interior para a vida corrida de um grande centro tive a certeza dos benefícios da organização. Após inúmeros elogios à minha casa, inclusive destacando a organização e otimização, recebi o incentivo que faltava para começar a ajudar as outras pessoas. Pesquisei e conheci a profissão de personal organizer.
IC – Quando surgiu a Tudo no Lugar e qual o diferencial do seu trabalho?
Bianca – Surgiu em 2014 quando uma amiga me indicou para sua vizinha e depois foi indicando uma para outra. Eu definiria meu estilo como focado no profissionalismo, integridade e harmonização. Procuro transmitir tranquilidade, respeitando sempre a individualidade e a diversidade de cada cliente. Faço uma visita à residência para avaliar o espaço que se quer organizar, conhecer suas preferências pessoais, se existe a necessidade de aquisição de produtos organizadores ou problemas de otimização de espaço.
IC – Há diferença entre organização e arrumação?
Bianca – Sim, na organização trabalhamos técnicas especificas para que cada um consiga manter o trabalho feito, tudo fica acomodado de uma maneira simples e mais fácil. Ao abrir o armário, a gaveta, já identificamos os itens que procuramos. Já arrumação você coloca tudo dentro do armário fecha as portas e pronto. Por fora pode parecer que o serviço foi feito, mas por dentro continua desorganizado e você procura algo e não encontra.
IC – Quais os benefícios de um espaço organizado?
Bianca – Economia de tempo e, consequentemente, mais qualidade de vida. Nos dias de hoje é um dos bens mais preciosos, pois tem muita gente deixando de lado os bens materiais pra investir em qualidade de vida. Você ganha tempo porque não precisa ficar procurando aquela roupa ou as chaves dos carros, porque tudo terá seu espaço próprio. Sua casa fica fácil de limpar e poderá ter tempo para seus próprios projetos.
IC – Que dicas práticas você daria para quem quer começar a se organizar?
Bianca – Seguem algumas dicas básicas:
- Fazer listas de tarefas faz seu dia render muito e você consegue dar um rumo para tudo. Num papel ou no computador, liste todas as tarefas e metas do seu dia, de preferência no dia anterior.
- Desapegue de tudo aquilo que não faz bem e que está guardado só por estar, muitas vezes recheado de pó. Sim, eu sei, não é fácil e muitas vezes rola um sentimento por trás daquela roupa.
- Estipule tempo para cada tarefa, exemplo: organização das gavetas do banheiro- 30 minutos.
- Produtos organizadores são ótimos aliados para deixar tudo organizado e prático, adoro! Mas cuidado: não dá para sair comprando todos os produtos que você encontra com a intenção de organizar a casa toda.
- Destinar um lugar ideal para cada coisa é uma maneira precisa de ter tudo em ordem e manter a organização. Outra vantagem é que facilita a vida de todos os membros da casa a acharem seus pertences, depois devolverem no seu devido lugar, sem desculpas.
Vamos conferir alguns antes e depois Tudo no Lugar:
Fotos: Tudo no Lugar (@tudonolugarbh)
E aí, gostaram? Mandem suas dúvidas e/ou assuntos que gostariam e nos vamos atrás para você.
Até o próximo ♥