Há alguns dias atrás publiquei aqui no blog o texto da jornalista e querida amiga Fernanda Pinho sobre viver e morar. Esse texto inspirou muitas pessoas, inclusive a mim a escrever esse post de hoje, sobre o jeito de morar e os novos hábitos de vida.
A nutrição do corpo e da mente, a busca por qualidade de vida e as preocupações com o emocional, crescem cada dia mais. Isso tudo influencia também o jeito de morar, ou melhor falando, refletem no novo jeito de viver das pessoas em casa.
Atualmente, a relação que temos com a casa está muito mais voltada para as memórias e histórias de cada um, do que simplesmente ser um espaço confortável e bonito. É isso que seguimos aqui no blog! O lugar onde vivemos é o nosso templo de proteção e de encontros entre amigos e família.Os ambientes que mais agradam são aqueles capazes de produzir boas emoções, pois na correria do dia a dia, o chic hoje é poder relaxar, curtir a família, a casa e viver com leveza e delicadeza.
A inspiração para as novas tendências caminham nesse cenário e para vermos como esses novos hábitos já refletem na decoração, trouxemos algumas aqui:
- A exposição de objetos e móveis de família, peças antigas, entre outras com valor histórico, estão presentes em quase todas as decorações que seguem esse novo estilo de viver. Encontrar a harmonia perfeita entre esses objetos e qualquer estilo de decoração é o segredo, mas que enriquece o projeto do ambiente.
- A cor expressa o que nós somos. O uso de cores, alegres, limpas e refrescantes, em contraponto com tons neutros, suaves e cinzas marcam as tendências em cores e esse equilíbrio das cores neutras com as intensas acontece de forma mais expressiva sobre quem é o morador do que para seguir modismos. Outra tendência é o uso da cor associada à arte, que está mais acessível e diferenciada, atingindo qualquer nível social. A arte está na rua, nos objetos, em expressões artísticas e se apresenta em casa até nos pequenos detalhes. (Em um outro post falaremos sobre as cores para 2016).
- Cada vez mais forte é o trabalho de texturas e estampas, grafismos, tribais, estampas divertidas, etc. Tendências que vieram da moda para o design para causarem emoção e impacto.
- Os materiais e elementos seguem uma tendência de fluidez, leveza, autenticidade e história. Predominam as formas orgânicas e naturais e a necessidade de preservação dos recursos disponíveis.
- Espaços integrados, pequenas hortas, cantinhos de relaxamento e meditação, deixaram de ser aproveitamento de espaço e passaram a ser indispensáveis.
O resultado são casas com a cara de quem vive nela, o que eu chamo de “casa pra se viver”.
Até o próximo <3
Muito meu estilo.Adorei as dicas.