Eu adoro mesa redonda, tanto que escolhi essa opção para a minha casa. São inúmeras vantagens, além de se encaixarem perfeitamente nos espaços médios e pequenos, como a maioria dos imóveis atualmente.
Antes de definir a mesa que vai compor a sala de jantar devemos analisar o espaço. Hoje, como a maioria das residências possuem espaços reduzidos, a mesa redonda é um das opções que eu mais indico nesse caso, por 3 razões:
- Design: as mesas redondas geralmente são bem modernas e possuem design que casam bem com qualquer estilo de decoração. Algumas são tão leves que permitem ousarmos mais nos outros elementos da sala de jantar. Essa modernidade também ajuda na composição de ambientes com um ar mais despojado quando desejamos. Já as peças antigas nesse formato ficam um charme quando usadas com cadeiras de outro estilo.
- Formato: o formato e a base central facilitam a circulação ao seu redor, permitindo uma mobilidade maior ao sentar e levantar, podendo reduzir a distância necessária entre a mesa e as paredes para 70cm (o ideal é no mínimo 80cm).
- Versatilidade: são peças super funcionais e versáteis, tanto que uma mesa pequena com 1,20 de diâmetro para 4 lugares pode acomodar 6 pessoas com conforto, ampliando a sua capacidade apenas com o acréscimo de cadeiras ou bancos que podem estar em outro lugar da casa como peça coringa (adoro esse tipo de peça!). Além de serem excelente opção para as refeições, uma mesa redonda pode ser adaptada a ambientes comerciais, como mesa de reuniões, atendimento ou outra função.
Mas a mesa redonda não é exclusiva para pequenos espaços, veja como fica linda também em salas bem amplas.
Sobre as mesas retangulares e quadradas, quando indico?
- Quando o espaço permite e a necessidade é acomodar mais pessoas à mesa para uso frequente (a partir de 6 lugares), eu indico as mesas retangulares. A largura mínima ideal é 1,0m, porém a partir de 1,20m o conforto é maior para duas pessoas frente a frente. Dica: Para fugir do tradicional, prefiro as mesas com design bem leve e equilibro na composição das cadeiras trazendo harmonia ao ambiente.
- Já as mesas quadradas, apesar de maravilhosas e sofisticadas, são mais difíceis de usar, pois pedem u ambiente com dimensões maiores. Existem também as quadradas pequenas, mas nesse caso prefiro optar pela redonda que é mais charmosa menor. Dica: podemos montar uma composição bem cool com 2 mesas quadradas em acabamentos diferentes (ex: laca + madeira), fica super chic! Importante: As dimensões máximas confortáveis para a mesa quadrada é 1,50×1,50m, para poder ter acesso ao centro e maior interação entre as pessoas.
A maioria das pessoas tem dúvidas ao escolher uma mesa, mas depois dessas dicas a sua escolha vai ficar mais fácil, não é?!
Até o próximo ♥
Gostei muito
Olá, boa noite! Estou pensando em comprar uma mesa de jantar redonda com diâmetro de 1,35m. Minha sala de jantar tem 2,45mx 2,45m. Tenho medo de comprar e a mesa ficar muito grande no espaço. Qual seria o tamanho mínimo da sala para suportar essa mesa?
Olá Zannis, obrigada pelo seu contato! Pelas dimensões da sala esse tamanho da mesa com certeza vai ficar grande para o espaço. As dimensões do ambiente é que indicam o tamanho de mesa ideal para uso, normalmente desenvolvemos um layout nesse caso, pois precisa ter 70 cm livre em volta da mesa e ainda a área de circulação no ambiente. Se precisar de mais alguma ajuda podemos realizar uma consultoria online para você. Espero ter ajudado. : )
Qual a metragem do ambiente para uma mesa redonda de 1,20 de diâmetro?
Oi Aline, obrigada pelo seu contato! Na verdade é o contrário, as dimensões do ambiente é que indicam o tipo de mesa ideal para uso. Mas uma informação que pode te ajudar é ter uma medida de 70 cm livre no mínimo em volta da mesa para as cadeiras. Espero ter ajudado. : )