Enfim volta às aulas e hoje nós dedicamos esse post a você que fica pensando “o que fazer para que os filhos tenham gosto pelos estudos?”. A resposta pode vir na decoração do cantinho de estudos dos pequenos. Sim, porque o ambiente faz toda diferença na hora de estimular as crianças e influencia no interesse e na concentração.

O prazer em ler e estudar devem ser incentivados desde cedo. Presentear com livros, brincar com letras, formas e números, estimula o convívio com o saber e desperta o aprendizado. Além dos métodos ensinados pelos educadores, cada família descobre a sua maneira, respeitando o jeito de ser de cada criança. Tudo deve ser tratado de uma forma lúdica e leve.

1df518e92c8fa03b7c95cc8321671274 

Vamos às dicas!

1) Uso de cores diversas, para estimular a criatividade. Invista nas cores! Cada cor proporciona uma sensação e estimula uma área do cérebro das pessoas. Em cantos de estudo, o amarelo é muito bem vindo pois é a cor da criatividade. Traga as cores para os móveis, paredes e objetos, principalmente quando são menores. Quando já são mais crescidos, as cores ajudam a fugir da monotonia, mas aí já pedem tons mais suaves. O importante é sempre o equilíbrio! As cores são um estímulo a mais, mas o excesso de informação desconcentra.

  

2) Organização é tudo! A organização do espaço é muito importante. Cada material, lápis e livros devem ter lugares específicos, de fácil visualização e acesso. Esse hábito faz parte do processo educativo e da formação de um adulto disciplinado e organizado. Use murais, quadros aramados, painéis perfurados e outros recursos de organização.

   

3) Tenha um local para desenhos, rabiscos e treinar as continhas, onde os pequenos possam expressar sua arte e esbanjar a criatividade.

4) Observe a ergonomia dos móveis, precisam ter as dimensões adequadas para as crianças. A bancada e os outros móveis precisam seguir as normas de ergonomia, com altura e dimensões adequadas às crianças, evitando problemas de postura e fadiga. Se você não tem espaço suficiente na bancada que permita separar as áreas de escrita e do computador, deve pensar em uma bancada articulável, retrátil ou desmontável, que pode ser usada como apoio e recolhida quando fora de uso. A segurança e o conforto são necessários para um bom estudo.

5) Por fim, uma dica não menos importante, crie espaços lúdicos. Traga letras, quadros e outros que possam estimular e não esqueça de expor as artes das crianças. Deixe o seu filho participar, fazer uma pintura para o cantinho dele, trazer as ideias para o espaço, ele precisa se sentir feliz para querer estar ali. Vá dosando na decoração e lembre-se “menos é sempre mais”, cuidado com os excessos de informação.

5a3b858f3e574540e4f3a151634a3372 e7bf610af2dca99db382890cd51aeb46 

Ah! Não tenho espaço suficiente…

Por menor que seja o seu espaço, eu acho que sempre dá para encaixar uma pequena mesinha, para que seu filho veja a importância que você dá ao estudo. Isso trará mais confiança e criar nele o sentido de responsabilidade e o prazer de passar boas horas estudando. Lições que ficam para toda a vida. Vai valer a pena a sua dedicação.

Inspire-se nas ideias e envolva as crianças na brincadeira de criar o cantinho para estudar, isso as encherá de orgulho! E se precisar peça ajuda de um profissional nessa tarefa.

Até o próximo ♥

Imagens: Pinterest