Como será o estilo escandinavo afetivo? Imagine morar em um lugar onde o frio está presente quase que o ano inteiro e onde o sol aparece por poucas horas durante o inverno? Assim que é o clima aqui na Suécia e nos países escandinavos. Com um clima assim, o lar se torna o refúgio quente de cada dia e os laços entre morador e o lar se tornam ainda mais fortes. Portanto, torná-lo aconchegante é essencial! E nada melhor do que incluir a natureza dentro de casa para conquistar tal sensação, afinal é uma forma de trazer vida, beleza e boas energias. Por isso que plantas são fundamentais não somente pelo apelo estético mas também pela saúde mental das pessoas. Aqui na Suécia, não há remédio melhor do que o contato com a natureza, seja dentro de casa ou seja no meio dos parques e florestas existentes na cidade.
Fonte: reveny.se
Assim como as plantas, os materiais naturais também fortalecem esse relacionamento com a natureza e ainda aquecem o ambiente. A madeira é um dos protagonistas, estão presentes principalmente nos pisos e nos móveis, e geralmente sua coloração é mais clara, devido a abundância de pinus nos países nórdicos. Tecidos como o linho, algodão e lã, detalhes em couro (este eu prefiro os sintéticos, pelo bem dos animais que tanto amo) assim como peças decorativas em concreto, mármore e metal auxiliam na busca de conforto e aconchego nos ambientes escandinavos. Um material natural rico em texturas que está ganhando muita força é a palha, a juta e o rattan, seja aplicado em móveis, luminárias e objetos decorativos.
Fonte: stadshem.se
Fonte: fastighetsbyran.se
Uma outra tendência linda que está conquistando espaço na decoração é os objetos feitos a mão. Objetos estes que transmitem toda a delicadeza e carinho que o artista colocou em seu trabalho. Cerâmicas trabalhadas manualmente com suas “imperfeições” trazem para o ambiente personalidade e uma beleza única. O macramê traz todo o tempo dedicado a executar essa técnica tão bela. Buscar objetos em feirinhas de artesanato é comprar algo com significado e com sentimentos. E isso que torna o lar ainda mais afetivo.
Fonte: lundin.se
Fonte: greydeco.se
Manter a história do lar também é uma maneira de se conectar com os ambientes. Por haver muitos apartamentos antigos nas cidades daqui, muitos elementos ricos em detalhes e histórias acabam sendo preservados quando se é feita uma renovação dos ambientes. Lareiras com cerâmicas feitas a mão cheias de desenhos delicados e fascinantes são mantidas, mesmo que não desempenham mais sua função de aquecer. Pisos de madeira originais são deixados a mostra, mesmo não sendo tão práticos de limpar. Roda teto de gesso com desenhos e texturas únicos ficam intactos para decorar ainda mais o ambiente. Manter esses pedaços da história do lar é uma beleza que não tem como negar.
Fonte: entrancemakleri.se
Fonte:alexanderwhite.se
Nem sempre um belo apartamento de décadas passadas seja possível de comprar, então ter móveis e objetos históricos podem muito bem trazer memórias aos ambientes. Utilizar móveis antigos, seja eles herdados de família ou comprados em lojas de “segunda mão” é uma tendência que está invadindo os ambientes escandinavos. E para manter as características do estilo escandinavo, estes são usados de forma estratégica, balanceada e harmônica.
Fonte:lundin.se
Fonte: bybon.se
Espero que eu tenha conseguido passar um jeito novo de ver o estilo escandinavo, não aquele estilo que muitos nomeiam como minimalista, mas sim um estilo cheio de sentimentos e valores. Assim como espero que eu tenha inspirado a vocês, leitores do inspira casa, a buscar ter um relacionamento mais próximo com o seu lar. Foi um enorme prazer compartilhar com vocês estes pensamentos, informações e tendências. Se tiverem alguma dúvida, idéia ou sugestão deixe um comentário.
Eu sou a Gabriela, uma arquiteta brasileira morando na Suécia. Sou uma completa apaixonada pelo estilo escandinavo, não somente por causa da estética em si, mas também por toda a razão e sentimento que existe por trás do estilo. Para compartilhar essa paixão e inspirar outras pessoas, criei o @scandiholic, onde diariamente público fotos que seleciono com todo carinho e cuidado. Minhas outras grandes paixões são a família, amigos, natureza (plantas e animais) e meu lar. Paixões essas que me movem e me fazem querer melhorar cada dia mais.
Bom dia Gabriela!
Também sou uma admiradora do estilo escandinavo.
Tenho visto muitas fotos de ambientes e gostaria de lhe pedir uma ajuda sobre uma dúvida que tenho sobre as janelas.
Observo que normalmente o acabamento das esquadrias (vistas) ficam para o lado externo, permitindo que o peitoril seja aproveitado internamente como apoio para vasos e outros objetos.
Aqui no Brasil é + comum que o acabamento fica para dentro, + já conversei com a Claris especializada em esquadrias de PVC e eles informaram que sim é o mais usado + que o cliente pode optar em colocar o acabamento para fora.
A dúvida que tenho é justamente no acabamento do peitoril o que é utilizado no estilo escandinavo é madeira, MDF ou pedra?
Se puder me ajudar fico muito agradecida.
Olá Fabiane! Obrigada pelo contato! Vamos encaminhar seu e-mail para a Gabriela e assim que tivermos retorno te enviamos aqui. Abs. 🙂
Olá Fabiane!
Fico muito feliz em saber que você também é uma admiradora do estilo escandinavo, assim como eu! =)
Sobre as janelas, os acabamentos não ficam para fora. Na verdade elas ficam ainda alguns centímetros para dentro da parede (parecido com a distancia que temos no Brasil mesmo). O que acontece é que nas construções antigas, as paredes são bem grossas, pois era uma forma de isolar bem a casa durante os períodos de frio intenso. Além disso existe um aquecedor fixado nas paredes (geralmente abaixo das janelas). Com tudo isso, criou-se essa “prateleira” na janela que na grande maioria das vezes é de mármore ou granito, onde as pessoas decoram com plantas e adornos. Nas construções mais novas, as paredes são mais finas (devido as novas tecnologias de isolamento térmico), mas ainda possuem um aquecedor abaixo da janela (mas um pouco mais fino e eficiente que os antigos), portanto as janelas ainda possuem essa “prateleira”. Algumas são feitas um prolongamento em mdf mesmo, mas a maioria é em mármore ou granito ainda.
Desculpe a demora da resposta. Espero que eu tenha esclarecido as suas dúvidas.
Abraços, Gabriela – Scandiholic.