Conhecido mundialmente por suas peças de design leve e contemporâneo, Philippe Starck, um designer francês nascido em 1949, já atuou como designer de produtos, mobiliário e interiores. Desenvolveu produtos para grandes marcas como Kartell, Alessi, Flos, Driade, Cassina e muitas outras, além da mais nova marca, TOG, lançada na Semana de Design de Milão em abril de 2014.
As criações de Philippe Starck encantam pelo design criativo e materiais utilizados na produção, predominando as formas ousadas e irreverentes, a transparência, o minimalismo, o uso do policarbonato e as cores. Os seus produtos estrelam as listas de desejos de quem admira o design e são complementos ideais na composição de ambientes leves.
Uma das mais famosas é a cadeira Louis Ghost (acima), criada em 2002 para a Kartell. Em estilo barroco, desenvolvida em policarbonato injetado, possui design leve e beleza notável. Versátil, a cadeira Ghost, como é mais conhecia, oferece modernidade e sofisticação a qualquer ambiente residencial ou comercial. É a minha favorita juntamente com as cadeiras Masters (abaixo) e o espremedor de frutas cítricas Salif Juicer (I loved it).
Um ícone do design, o Salif Juicer, surpreende pela sua funcionalidade e design revolucionário. Produzido pela Alessi, virou símbolo da marca italiana.
Peças modernas, descoladas e funcionais compõem as coleções de Philippe Starck, que também atua na arquitetura e possui belíssimas obras espalhadas pelo mundo. Algumas destas peças merecem destaque especial aqui.
Poltrona Mademoiselle, Banquetas LaBohème, mesinha To T’aime, Cadeira Anel, Arak e Uncle.
Na iluminação, além dos maravilhosos pendentes, as luminárias de mesa Kiki Le Cube e Miss K roubam a cena.
Philippe Starck está à frente do grupo de designers criadores da TOG (All Creators TOGether), marca de mobiliário inovador, que tem como principal acionista a Grendene. A proposta da marca é criar móveis que podem ser produzidos em larga escala, onde o cliente pode através do site customizar a sua peça. Fantástico, não é?!. Abaixo algumas destas peças de design leve lançadas em 2014.
Cadeiras Diki Lessi, Misa Joy e Anton Ho, banqueta Alfie Funghi.
“Subversivo, ético, ecológico, político, divertido. É assim que eu vejo o meu dever como um criador” – Philippe Starck.