Eu adoro móveis antigos na decoração, confesso ter uma paixão especial pelos anos 50/60, mas qualquer peça de época confere um charme especial à decoração.
Falando de época, você sabe diferenciar entre vintage, retrô e antiguidade?
Antiguidade é qualquer objeto, móvel, vestuário, em qualquer área, que possua 100 anos ou mais de existência. Normalmente são peças de alto valor agregado, se bem conservadas, encontradas geralmente em antiquários e colecionadores.
O Vintage, para ser chamado assim tem que ter ao menos 20 anos que foi produzido, é uma peça antiga, mas não chega a ser antiguidade. Muitas pessoas usam se referindo principalmente aos anos 40, 50 e 60, porém, atualmente, já engloba até os anos 80 em seu conceito. Para ser vintage precisa manter a originalidade e estar em bom estado de conservação. No caso da decoração, existem lojas especializadas, onde encontramos peças originais e, na maioria das vezes, já restauradas.
Já o Retrô, é uma releitura, são peças modernas com inspiração em outra época. É uma criação recente com linhas marcantes de uma época ou estilo.
Independente do estilo, a beleza e a história que elas trazem, vão agregar muita personalidade à decoração.
Até o próximo!