arte que te abriga arte que te habita
arte que te falta arte que te imita
arte que te modela arte que te medita
arte que te mora arte que te mura
arte que te todo arte que te parte
arte que te torto ARTE QUE TE TURA
Paulo Leminski
Olá, meu nome é Júlia Rios, tenho 22 anos, futura arquiteta e a partir de hoje venho dividir com vocês as minhas inspirações. No meu quarto período da faculdade, um professor pediu que eu justificasse porquê esse seria o curso da minha vida. Bom, a minha escolha se deu por entender que a arquitetura é poesia concreta, é música edificada e arte acessível, três elementos que me influenciam, estimulam e entusiasmam além de definirem muito quem eu sou e intervirem na nossa maneira de ser. É um tema que abrange diversas áreas e é composta de curiosos, criativos, intuitivos e artistas. O curso forma profissionais que realizam suas ideias, criam novos espaços e isso me fascina!
Claro que aos 10, quando disse à minha mãe “vou fazer arquitetura e morar na Itália”, minha concepção não extravasava o “porque eu gosto de desenhar e de construir casas no The Sims”. Anos depois, estou extremamente satisfeita com minha escolha, carregando uma bagagem de experiências essenciais para a minha vida, entre elas um intercâmbio universitário em Bologna (La dotta, la rossa e la grassa), na Itália.
Existe uma metáfora que diz que durante o curso, os alunos de arquitetura adquirem uns óculos. Isso quer dizer que a partir do momento que se começa a explorar essa área, a gente passa a ver arquitetura em tudo com um toque especial, atento e curioso. Espero saber dividir essa visão mais nítida que obtive com meus óculos, transmitindo os mesmos sentimentos e emoções que vivencio.
Conheci a Erika em uma mostra de decoração na qual fui indicada para apresentar e representar o ambiente criado por ela. Esse contato criou um laço e também admiração pessoal e profissional. A Erika é muito criativa e dividiu comigo informações fundamentais na elaboração de um ambiente. Além dessa experiência, tive contato com o blog Inspira Casa, me identificando com o perfil das publicações que orientam com bom gosto, remetem leveza e que inspiram. Fazer parte desse projeto é para mim uma realização! Quando fui convidada para participar dessa coluna, aceitei como um desafio e também como oportunidade. O relacionamento com a arquitetura me fez crescer como pessoa e desenvolver uma sensibilidade muito particular que compartilharei com vocês mensalmente apresentando minhas inspirações, referências, detalhes e o contato direto com a arquitetura, urbanismo e design de maneira bem leve!
Arrivederci! @juliacrios
P.S.: As fotos são no meu lugar preferido em Bologna, o Santuário de San Luca.