Você acaba de comprar ou alugar aquele lugar tão esperado para morar e logo vem a dúvida: por onde começar a decoração? Sim, porque decorar não é só agregar beleza ao espaço (já falamos isso por aqui), decorar é transformar o espaço e trazer vida. Para te ajudar, nós reunimos algumas das principais dúvidas e respondemos abaixo nas 8 primeiras coisas que você precisa saber antes de decorar, a partir da nossa experiência como designer de interiores e que também já passou por esse processo algumas vezes (rss).
Quando falamos em decorar, hoje a maioria das pessoas começa pelas pesquisas de ideias na internet. Isso faz parte também, mas tem alguns itens que são essenciais e devem ser observados para que o resultado atenda às suas expectativas:
- Responda à pergunta: o que você espera da decoração?
Antes de fazer qualquer pesquisa, pense primeiro e defina o principal, o que você quer e como você imagina junto com a sua família vivendo nesse espaço. Pense primeiro em quem vai viver. Os convidados e visitantes vão sempre se sentir bem se os moradores vivem felizes com sua casa. Essa é uma emoção que contagia (pode acreditar!).
2. Busque referências
Blogs, sites, revistas, mostras e feiras de decoração, são hoje as principais referências de tendências, ideias e novidades na área. Mas lembre-se, o que funciona para um pode não ser a melhor solução para você. Além disso, o mais interessante é que a casa tenha a cara dos donos e não que seja um espaço impessoal, sem identidade, o que eu chamo “casa de showroom”.
3. Defina qual estilo te agrada
Você pode seguir um só estilo, mas um décor bacana e com personalidade é aquele que tem uma harmonia perfeita entre os elementos, mesclando objetos, móveis e complementos de estilos diferentes. O equilíbrio é sempre a melhor solução.
4. Escolha o que não pode faltar e o que você não quer
Nesse item, as pesquisas de referências são bastante úteis. E é também nessa parte que você escolhe aquelas peças especiais e cheias de histórias que você quer levar. Aqui também você identifica o que não gostaria que tivesse de jeito nenhum.
5. Determine um orçamento mínimo e máximo
Isso vai nortear as suas escolhas e compras para que você realize o seu sonho sem se transformar em um transtorno.
6. Optar por ajuda Profissional ou decorar sozinho (a)?
Esse é um grande dilema de quem vai decorar. Se você segue a linha “faça você mesma (o)” e decide decorar sozinho, tem a opção de contratar com uma consultoria profissional, que pode te ajudar nas definições e orientar para fazer boas escolhas, evitando erros e retrabalhos. Isso vale também para quem não está no momento de investir em um projeto completo. Dica: quebre o mito de que contratar vai sair mais caro, não é verdade, o conhecimento técnico e a experiência do profissional vai te ajudar a encontrar as melhores soluções e te orientar sobre investimentos e onde reduzir custos. Mas pesquise bem e avalie o que o profissional vai te entregar e se ele contempla na proposta o que você precisa.
7. Sempre tem aquela pergunta: “Por onde começar” e “posso fazer por etapas”
Sim, é possível fazer a decoração por etapas. Você pode definir as prioridades e/ou os ambientes e executar nessa sequencia. Em se tratando de uma intervenção maior, deve realizar primeiro as que envolvem obra, seguido do mobiliário e, por fim, os elementos decorativos. Um roteiro de execução pode ser feito pelo profissional se for o seu caso contratar. O importante é ter um planejamento para evitar surpresas que te impeçam de realizar os desejos.
8. Chegando ao final
Para mim, a decoração nunca acaba, estamos sempre trazendo algo novo ou que acabamos de ganhar e queremos agregar à nossa casa. E isso é a graça maior da coisa, poder ter sempre uma novidade para apreciar.
Ficou alguma dúvida? Nós podemos te ajudar!
Escreva nos comentários ou mande e-mail para: contato@inspiracasa.com.br.
Até o próximo ♥