Inhotim capa

Nesse mês de maio, o Inhotim, o maior museu de arte contemporânea da América Latina, foi eleito um dos melhores museus do mundo. Nunca foi ao Inhotim? É melhor correr para conferir o acervo de arte contemporânea implantado pelos jardins projetados por Burle Marx, formando um espaço cultural como meio de inclusão, diversão, arte e contato com a natureza.

É uma instituição singular que só quem conhece sabe do que estou falando. Não é necessário entender de arte para se apaixonar pelo acervo, que interage com o público de maneira humana e sustentável, além das estruturas expostas que contrastam com os jardins botânicos.

Ao longo dos percursos da visitação, além das galerias temáticas, encontram-se restaurantes e lanchonetes representando o melhor da gastronomia brasileira e internacional.

As obras remetem conceitos de conservação e desenvolvimento, fazendo com que até quem não goste de programações culturais, se renda. Isso porque o espaço possui energia que instantaneamente remete paz e esvazia a alma.

Ainda não te convenci? Podemos considerar o Inhotim um dos melhores destinos no Brasil. Limpo, organizado e maravilhoso, arranca elogios inclusive dos visitantes mais exigentes. E mesmo que eu tenha revelado alguns fatos, a visita é sempre surpreendente!

O espaço é dividido em três eixos: laranja, amarelo e rosa. No eixo amarelo, encontra-se minha galeria preferida, a de Cildo Meireles, artista plástico brasileiro, que criou instalações trabalhadas no sensorial e que remetem questões políticas e sociais.  Suas obras sensoriais são poéticas e metafóricas, causando impactos nos espectadores como a concepção do espaço.

É indiscutível, após a ida, a percepção de que a natureza, a arquitetura e a arte são uma combinação impecável. E minha única recomendação é que quem já conhece, visite de novo. E quem não conhece, que vá, pois é imperdível!

Seguem algumas fotos que tirei na minha visita:

Inhotim
Na galeria de Cildo Meireles, “Desvio para o vermelho”.
DSC_7017
Cildo Meireles, “Através”.

DSC_7034 DSC_7038 DSC_7068 DSC_7054 DSC_7048

IMG_8749Como podem ver, design e arquitetura estão presentes por todos os cantos e a natureza contribui para que os trabalhos sejam ainda mais artísticos. É evidente: o prêmio do mês de maio foi merecido!Nos vemos em junho, um beijo, @juliacrios

IMG_8738