Já faz um tempo que quero escrever sobre o amarelo na decoração. Além de ser uma das minhas cores preferidas, é a cor do Inspira Casa, escolhida por ser uma cheia de energia e que inspirar a criatividade. Desde que voltei do último Salão do Móvel de Milão (abril/2018), onde pude comprovar essa cor como uma forte tendência, queria escrever mais sobre ela que invadiu a decoração.
O Amarelo começou a ganhar espaço nas passarelas em 2017, chegou à decoração mais fortemente agora em 2018, dando sinais de que veio pra ficar. Segundo a WGSN®, uma das maiores agências de tendências mundial, o amarelo é uma das cores mais poderosas em 2018 e será uma dos 5 tons que vão tomar conta de 2020 (fonte: Casa Vogue).
Não é de hoje que um novo tom de amarelo dourado, um tom mais escuro, que chamo amarelo queimado ou amarelo açafrão, vem se destacando no mobiliário, paredes e adornos. Esse tom de amarelo evoca aconchego, conforto e traz um ar vintage aos ambientes.
Amarelo é uma cor solar e como as demais cores quentes são dinâmicas, estimulantes, associadas à alegria, vitalidade e movimento. É uma cor que remete ao otimismo, autoconfiança, auto-estima, trazendo uma energia de calor do sol. Até mesmo os tons mais escuros do amarelo carregam essas características, daí se explica também o aspecto afetivo do uso do amarelo na decoração. 〈Se quiser entender um pouco mais de cor, veja o adendo ao final desse post〉.
Ao contrário do que muitos pensam, amarelo não é uma cor muito difícil de composição. Combina muito bem com a paleta dos tons terrosos, rosas, cinzas, azul marinho, além dos tons complementares de violeta e é claro com os tons neutros.
Uma dupla que eu amo é o amarelo com o millennial pink, outra cor que ainda vamos ver bastante. O Millennial pink é um tom de rosa mais maduro que evoluiu do rose quartz lançado como a cor do ano em 2016. Essa mistura de amarelo e rosa definiu a nova paleta de cores do meu home office (que estou devendo as fotos após finalizado).
Vamos ver algumas ideias de uso do amarelo na decoração:
Até o próximo! ♥
Fotos: Casa Vogue, Erika Medeiros e Pinterest.
Adendo: Entendendo um pouco mais sobre cores
Muitas pessoas falam sobre cor, mas cor é um assunto bastante complexo (e polêmico rss). Recebo, principalmente dos meus clientes, muitas dúvidas e para ajudar você a entender um pouco mais sobre esse universo tão apaixonante, vou dar aqui uma pincelada, sem a pretensão de ser referência nem especialista no assunto, apenas sou uma estudiosa e amante das cores, que são instrumento do meu trabalho.
Nesse resumo (bem básico), quero ressaltar três importantes características das cores para ajudar você a entender melhor quando falamos de Matiz, Tom e Intensidade. Matiz é a cor propriamente dita (amarelo, verde, azul, etc) e se classificam em primárias (cores puras), secundárias união de duas primárias) e terciárias (que surgem da mistura de uma cor primária e outra secundária) . Tom corresponde à quantidade de luz presente na cor, conhecemos muito como tons claros e escuros. Intensidade determina a quantidade de brilho na cor, conhecidas como baixa (fraca) e alta (forte) intensidade. Temos ainda as características de cores quentes, frias e neutras, mas aí já começamos a complicar quando falamos de cinzas quentes e beges frios não é? Mas como citei acima, aqui queremos somente trazer um pouco mais de clareza e facilitar o entendimento daqueles leitores que possuem dúvidas sobre as cores.