A Casa Cor SP 2018 está chegando ao final. Essa 32ª edição vai deixar saudades e vai marcar a história da mostra, como uma das mais belas de todas as edições. O conceito Casa Viva, tema do ano da Casa Cor®, veio trazer uma reflexão sobre um novo modo de viver nos espaços. Uma casa abrigo que promove uma relação diferente com a decoração, voltada para o que é essencial, para as  relações de afeto, para a conexão do homem com a natureza e com suas raízes.

Eu especialmente fico muito feliz com todos esses movimentos que temos visto na decoração, porque falamos sobre esse assunto desde que o Inspira nasceu há quase 4 anos.

Refúgio Urbano por Marina Linhares

“É hora de descoisar as coisas que estão coisadas”

Uma das macro-tendências atuais é o resgate das nossas origens, uma busca maior pela espiritualidade, por um estilo de vida mais autêntico, mais conectado com nossa essência e buscando valores da nossa história e raízes. E cada vez mais estamos buscando a conexão com a natureza, com as pessoas e com outros seres vivos. O que não é modismo, são reflexos do comportamento das pessoas frente aos momentos que estamos vivendo no mundo, com tanto avanços tecnológicos, tanta complexidade e tantas incertezas. Mas vamos deixar para explorar esse assunto no próximo post.

E vamos ao que interessa! Fiz uma seleção dos TOP 10 da Casa Cor SP, dentre as principais tendências e o que observei na mostra:

1. Natureza como protagonista

A presença da natureza nos ambientes não é novidade (já falei há dois anos atrás que essa é uma tendência que veio pra ficar). O que cada vez mais vimos é a natureza como protagonista dos espaços, confirmando também o conceito Casa Viva da Casa Cor. Seja nas grandes árvores acolhidas nos ambientes, integração dos interiores com os jardins, cultivo de plantas em todos os cantinhos, hortas nas bancadas das cozinhas, plantas secas, emfim, todo o convívio possível com os elementos da natureza. É uma verdadeira selva em casa, um movimento bastante presente nas novas moradias.

        

2. Afeto, memórias e histórias

As memórias afetivas permearam muitos conceitos de ambientes da Casa Cor. A presença de peças antigas, a histórias dos arquitetos e designers retratadas na decoração, as emoções como mais importantes do que as coisas (Loft Ninho do Nildo José), as referências de memórias antigas, o afeto, as palavras que traduzem a alma, foram alguns dos elementos que percebi ao longo da visita. E me emocionei algumas vezes, ver a importância do aspecto emocional dos ambientes é tão precioso para nós do Inspira. A cada canto das nossas casas uma história é contada!

Loft Ninho por Nildo José

       

3. Construções sustentáveis

A conexão e o respeito à natureza se estende à sustentabilidade das construções dos ambientes da Casa Cor. Tivemos exemplos geniais de construções sem gerar resíduos, é o casa da Casa Syshaus do arquiteto Arthur Casas, que foi construída em 28 dias sem consumir água nem gerar resíduos, incluindo ainda telhado verde e sistema para gerar sua própria energia, uma casa auto suficiente. E também ações que ficaram nos bastidores, como gestão sustentável dos resíduos restaurantes e durante a obra separação das sobras dos materiais, central de compostagem e outras que devemos pesquisar e se inspirar nelas. O objetivo da Casa Cor é se tornar em breve uma mostra totalmente sustentável.

Casa Syshaus por Arthur Casas
Cozinha da Casa Syshaus

4. Cozinhas práticas e de raízes

A praticidade e funcionalidade das cozinhas tem atraído cada vez mais os amantes da culinária e até aqueles que se aventuram em cozinhar de vez em quando (como eu). Ter tudo à mão facilita e organiza as tarefas, que deve ser mais prazerosa possível. Os projetos das cozinhas preveem uma mescla de áreas abertas e fechadas, com espaço para todos os utensílios sempre fácil e uma boa organização. As cozinhas rústicas e mais naturais também tiveram destaque na mostra, andando juntas com as cozinhas modernas e “tecnológicas”.

Casa da Árvore por Suíte Arquitetos

    

5. Espaços multi-funcionais 

Hoje cada vez mais pessoas trabalham em casa, cozinham, recebem os amigos e ficam mais em seus lares. A flexibilidade do uso dos espaços acompanham essa necessidade de mais praticidade e descomplicação. Cozinhas integradas com o estar, banheiros abertos, escritórios e salas integrados, móveis multi-funções,  é uma quebra de barreiras e paradigmas tornando a vida mais leve.

   

6. Tetos, paredes e painéis divisores com riqueza de detalhes

Os tetos, painéis recortados a laser, cobogós e os painéis divisores de ambientes são um capítulo à parte nesse top 10. Painéis bem trabalhados com variedade de materiais e recortes, materiais naturais, madeira, painéis recortados a laser, revestimentos 3D e muito mais.

Le Riad Bontempo por Roberto Migotto
Le Riad

    

7. Cores que conectam

As cores que mais percebi como destaque na mostra foram Rosa, Verde, Azul, Tons Terrosos e Amarelo Queimado nos detalhes, além dos Tons Naturais do linho e algodão. Engana-se quem achava que o rosa ia perder força esse ano, muito pelo contrário estava bastante presente. 

    

8. Cerâmica e o feito à mão

As cerâmicas, o artesanato brasileiro e tudo que é manual predominaram entre os objetos e adornos que ornaram os ambientes. Há um tempo percebo essa tendência, que confirmei na feira de Milão (já falamos por aqui). Mais uma vez é um resgate das nossas origens e de valores verdadeiramente humanos. Crochê, tricô, as peças de cerâmica rústicas e tudo que é feito à mão invadiram mesmo a decoração, mostrando a sua importância e seu valor. E eu simplesmente amo tudo isso!

       

9. A vez da Pedra

Pedra revestindo as paredes, móveis, misturas de tipos de mármores em harmonia, trazendo aconchego e um certo perfume do ambientes das cavernas.

 

10. Casa Abrigo, o aconchego que você merece

A casa é o nosso refúgio, nosso abrigo, onde reunimos as coisas que mais nos representam. É nisso que eu acredito que a casa deve ser, uma extensão da nossa alma e nossa identidade. As tendências se refletem nessa busca de conforto, se apresentando nas formas orgânicas dos móveis que “abraçam” , nos materiais que produzem tecidos, tapetes e estofados mais macios e agradáveis ao toque. Tudo que remete ao conforto e ao bem estar tem espaço na decoração

  

A Mostra que trouxe esse ano mais de 80 ambientes, destacou novos profissionais que surgiram no cenário e uma trouxe uma profusão de belezas e emoções. Uma Casa Viva para ficar na história e comemorar com chave de ouro os 25 anos de parceria da Casa Cor ® e Deca®.

Até o próximo ♥

Texto e fotos: Erika Medeiros (@erikamedeirosd)