DSCN6638

Aqui no blog a gente está sempre falando de reaproveitamento, customização e soluções sustentáveis, atitudes que reforçam o cuidado com o planeta e a nossa responsabilidade para uma vida consciente e mais leve.

A Morar Mais por Menos, apresenta diversas ideias de decoração a partir desses conceitos.! A edição de Belo Horizonte está acontecendo este ano no bairro Mangabeiras com uma vista maravilhosa da cidade. Vale a pena visitar!

Com o olhar de visitante, hoje quero compartilhar a primeira parte dos detalhes que mais me encantaram na mostra, vamos lá?!

DSCN6644 DSCN6633

A Sala de Almoço da Deusicléia Horta é um exemplo daqueles ambientes que a gente entra e não quer sair mais. Pensado para ser um espaço descontraído para o convívio da família, ela se inspirou na sua antiga fazenda ao criar a paredes de pratos customizados (sim, são pratos comuns adesivados pela própria designer!). A estante desenhada por ela e executada em ferro, tem à sua frente uma poltrona de descanso, que junto com o charmoso carrinho de café são os nossos preferidos do ambiente. Em volta da mesa, cadeiras, banco e um puff complementam esse ar descontraído e aconchegante. Um belo exemplo de “casa pra se viver”.

DSCN6595 DSCN6601 DSCN6603

O Banho Modernista criado pelo Filipe Bastos é um desses espaços conceituais para ficar para sempre na memória. O teto recebeu galhos pendurados que realçados pela iluminação dão um show à parte. Na área do box, o piso de seixos rolados são para massagear os pés durante o banho. A cadeira estilo espaguete cheia de bossa, é mais um conforto pensado para o ambiente. O Designer ainda customizou uma luminária aproveitando o plafon escadinha, sobre uma base produzida pela marcenaria, que virou um lindo abajur. Nas paredes, revestidas de estuque, a tubulação de aço galvanizado reaproveitada foi disposta de maneira a fazer as vezes de toalheiros e papeleira. Calhas de lâmpadas tubulares pintadas com tinta dourada viraram vasinhos para as plantas.

DSCN6548 DSCN6555 DSCN6580

Mais um banho que me encantou muito foi o Banho da Chefe por Luiz Paulo Amorim e Michelle Miguel. O teto criado em estrutura metálica com blocos de sical cortados em cubos e acabamento com fibra de coco, é um exemplo de ousadia que ficou simplesmente lindo! A bancada esculpida com cascata em ardósia polida, um material que volta a aparecer bastante nas tendências de décor. As paredes com revestimento retrô beringela conferem feminilidade ao espaço e teve inspiração no metrô de Londres. Um porta-toalhas de cozinha virou revisteiro que não ocupa espaço nem compromete a circulação. Os arquitetos ainda customizaram os nichos de madeira de reflorestamento que foi tratada para ser utilizada também no o box com detalhes em vidro.

DSCN6604 DSCN6608 IMG_5004

Élian Pérsia e Alex Meneses assinam o Quarto de Hóspedes da mostra, ambiente multifuncional que pode ser utilizado também como escritório para os moradores, tem uma composição de cores que alegra e confere aconchego. Um painel com pintura explorando o tema brasilidade é destaque do ambiente e traz diversos elementos na sua composição. A bancada executada em laca, com recorte superior para abrigar livros é leve e linda. No cantinho de leitura, a luminária de cobre reutilizado foi criada e executada por eles (nem preciso dizer que esse foi o meu cantinho escolhido aqui rsrs).  A privacidade é garantida por um biombo de madeira que é uma porta reaproveitada da casa.

DSCN6655 DSCN6657

A Varanda do Jardim por Marco Túlio Candian, é uma mistura do rústico com o clássico. O piso de quadradinhos de mdf reaproveitado de marcenaria foi montado no local. A base do sofá feita em garrafões de vinho reutilizados, encanta pela simplicidade e beleza. A parede de tijolos aparentes compõe uma galeria de quadros iluminada. Mais um que está fazendo sucesso com seu ambiente na mostra!

IMG_4951 IMG_5001 IMG_4952 IMG_5002

O que mais me encantou nesse Quarto de Bebê criado por Andrea Machado Dutra e Joana do Vale Dourado foi esse cantinho com a cadeira retrô em miniatura e o papel de parede de pássaros (que eu amo né?!). Uma ideia interessante de customização nesse ambiente é a substituição de molduras e quadros convencionais por cabides e pranchetas que abrigam as gravuras e decoram (adoorei meninas!).

E vou trazer mais até o final da mostra! Por enquanto foi só um aperitivo/convite para você visitar!

A Morar Mais por menos de BH vai até o dia 04/10 na R. Comendador Viana nº 43 – Mangabeiras | Qua a Sex 16 às 22hs | Sáb 13 às 22:00 | Dom e feriados 13 às 19hs

Fotos por: Erika Medeiros e Julia Rios