Hoje o tema que vamos falar na série de posts “Descomplicando tendências” é sobre o efeito Terrazzo, Marmorite ou Granilite, que vem ganhando corações no décor. Muito comum na década de 40, quando era usado nos pisos de halls, prédios comerciais e residências pela sua durabilidade, vem com tudo há algum tempo trazendo esse aspecto vintage e muitas histórias, marcando presença também no mobiliário e objetos.

Muitos clientes me perguntam a diferença entre eles e resolvi trazer aqui para essa série:

O Granilite é um revestimento monolítico, composto de cimento (geralmente o branco) com a adição de mármore, granitinas, outros minerais e até vidro, pode ter acabamento polido ou fulget (com as pedrinhas em relevo) e precisa ser executado por especialistas (por isso o custo é mais alto), para evitar trincas e rachaduras.

Terrazzo é a nomenclatura italiana para esse efeito e hoje tem sido uma das formas mais usadas para se referir a esse acabamento.

Você também deve ter ouvido falar em Marmorite, um revestimento semelhante que utiliza na composição pó de mármore ou pequenos fragmentos de mármore, ficando com aparência um pouco mais uniforme. Porém há quem dia que granilite e marmorite são a mesma coisa. Comece a reparar nos pisos antigos onde você for, com certeza encontrará com eles.

Acho belíssimo o uso em bancadas, uniformizando com o piso, criando uma unidade de material. Lembrando que, se o material for executado no local, é necessário aplicar uma camada de resina para impermeabilização e manter a durabilidade.

Esse efeito Granilite ou Terrazzo vem ganhando espaço principalmente no mobiliário, usado em pequenas mesas e outras peças menores na decoração, como adornos, vasos para plantas e até utensílios de cozinha.

Até o próximo!

Fotos: Pinterest/Divulgação